Ecci
LOPES, Marcos A. JESUS, Everton R. VASCONSELLOS, Leonardo M. BAHLS, Eric S. marcos_gaucho83@hotmail.com Faculdade Assis Gurgacz Faculdade Assis Gurgacz – FAG2
INTRODUÇÃO
Todas as formas de geração de energia resultam em diversos impactos no meio ambiente, e nas comunidades próximas as usinas. No Brasil hoje, a geração de energia elétrica a partir de usinas hidrelétricas responde por sessenta e seis por cento da capacidade instalada (ANEEL, 2012). A existência de grandes rios, a geografia do território brasileiro e o baixo custo de produção justificam a opção por este tipo de geração. Outro fator levado em conta é que a energia gerada nas centrais hidrelétricas é considerada limpa, isto é, no processo de geração não são emitidos agentes poluidores nos rios e atmosfera. Entretanto uma análise mais detalhada mostra que essa forma de geração envolve um grande impacto no meio ambiente. Esse impacto engloba fauna, flora e o homem assim como suas interações.
RESULTADOS
Usina Hidrelétrica Dardanelos, MT, www.pac.gov.br/obra/1482
CONCLUSÃO
Através desta pesquisa bibliográfica conclui-se que o problema dos impactos socioambientais relacionados à construção de usinas hidrelétricas ainda é de difícil solução.
DESENVOLVIMENTO
Impactos Ambientais e Sociais da Geração Hidrelétrica
O primeiro impacto percebido está relacionado com a chegada da empresa construtora ao local da obra e a montagem do canteiro de obras. O aumento rápido da população pelos trabalhadores acarreta vários problemas como um aumento na produção de lixo e esgoto sanitário, entre outros. Há também o impacto relacionado com as populações atingidas pelo alagamento das propriedades, casas, áreas produtivas. Podem-se incluir neste contexto os impactos pelas perdas de laços comunitários, separação de comunidades e famílias, destruição de igrejas, locais sagrados para comunidades indígenas e tradicionais que muitas vezes vivem isoladas.