sistema toyta
1- Resumo;
As interpretações acerca do Sistema Toyota de Produção (STP), apontam o Just-ln-Time e o Kanban como principais metodologias criadas. O STP está estruturado sobre a base da completa eliminação das perdas, tendo o JIT e a autonomação como suas bases. Outro item de relevância criado foi o Controle da Qualidade Zero Defeitos (CQZD) também como elemento essencial para a operacionalização da autonomação e funcionalidade de todo o sistema.
2- Introdução;
O sistema Toyota de produção veio trazer uma atualização dos conceitos que vinham sendo utilizados desde o inicio do século XX introduzida por Ford.
Este novo sistema denominado sistema Toyota de Produção surgiu durante a crise do petróleo em 1973 e tinha o desafio de produzir pequenas quantidades de muitos modelos de carros, cortando custos. Assim foi criado o conceito Just in time, JIT, este sistema tem como principais pilares eliminação de desperdícios, melhoria contínua, e envolvimento dos funcionários e busca fornecer o número de peças necessárias no momento certo.
O kanban foi criado juntamente com o JIT se trata de uma ferramenta que ajuda a controlar a produção pois diz o quê produzir, quando produzir e quanto produzir as informações devem estar disponibilizadas no local correto através de cartões para gerar as ações.
A autonomação (Jidoka) é outra metodologia cuja idéia central é impedir a geração e propagação de defeitos e eliminar qualquer anormalidade no processamento e fluxo de produção. A Figura 1 mostra os 7 tipo de desperdícios encontrados durante o processo produtivo:
Figura 1
3- Desenvolvimento e considerações sobre o conteúdo pesquisado
4.1 Just in time (JIT)
A metodologia Just in Time prevê como um sistema de gestão das pessoas: “Conforme o descrito para a Qualidade Total, para que se garanta a participação, o comprometimento e não o conformismo do indivíduo”.
As metas colocadas pelo JIT são amplas e ambiciosas. Não