administração
ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA: ESTRUTURA DE ARMAZENAMENTO E EQUIPAMENTO DE MOVIMENTAÇÃO
VITÓRIA DA CONQUISTA - BA
SETEMBRO - 2014
INTRODUÇÃO
ESTRUTURA DE ARMAZENAMENTO E EQUIPAMENTO DE MOVIMENTAÇÃO
Quando Francis Bacon (1625) disse que o “Tempo é a medida dos negócios” ele não estava equivocado, e a sua premissa está intimamente ligada aos procedimentos e operações de armazenagem, pois os produtos de uma empresa devem ser transportados e estocados em depósito. E para manter a eficiência deste processo de movimentação e armazenagem depende de manusear o produto diversas vezes ao longo de um fluxo físico.
Ballou (1993) fala que o correto gerenciamento do manuseio e armazenagem é essencial, pois muitos produtos entregues para os clientes, produtos estes que possuem volumes de difícil manuseio e muitas vezes entregues com danos, podem afetar negativamente a satisfação do cliente. Além disto, se bem planejado e gerenciado os custos com acondicionamento pode se reduzir, pois aproximadamente 12% do custo geral é gasto com as operações de logística.
Segundo Ballou (1993), a movimentação de produtos e materiais significa transportar pequenas quantidades de itens por uma distância curta, se comparada às movimentações de longo curso que são feitas por transportadoras. É uma atividade executada em depósitos, fábricas e lojas, assim como no transbordo de modais de transporte. É de caráter rápido e de baixo custo das mercadorias, e por isso é repetida inúmeras vezes e as pequenas falhas podem acarretar prejuízo. Os métodos e procedimentos de movimentação apresentam grande evolução, talvez, o que mais se desenvolve dentro da logística.
Ballou (1993) apresenta alguns equipamentos de movimentação, pois existe uma variedade de equipamentos mecânicos de tamanho, formas, volumes e peso de