Segurança da Informação
Faculdade Panamericana de Ji – Paraná
Trabalho apresentado à disciplina Introdução à Informática no curso de Ciências Contábeis, sob orientação do Professor José Rodolfo.
Ji – Paraná
2013
INTRODUÇÃO
Iremos abordar neste trabalho os conceitos de Segurança da Informação; suas vantagens e desvantagens, além da sua aplicabilidade em um caso real que recentemente o país pode observar.
A Segurança da Informação está relacionada com a proteção de conjuntos de dados. E tem o intuito de preservar o valor que esses dados possuem para uma organização ou indivíduo.
Informação compreende qualquer conteúdo armazenado ou que possa ser transferido de algum modo. Sendo de utilidade a um determinado propósito e essencial para permitir a aquisição de conhecimento.
Portanto, o presente trabalho traz de forma resumida e clara a principal essência da Segurança da Informação e seus critérios.
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Atualmente, a informação digital é um dos principais produtos de nossa era e necessita ser convenientemente protegida.
A segurança de determinadas informações podem ser afetadas por vários fatores, como os comportamentais e do usuário, pelo ambiente e, ou infraestrutura em que ela se encontra e por pessoas que têm o objetivo de roubar, destruir ou modificar essas informações.
Características
Confidencialidade, disponibilidade e integridade são algumas das características básicas da segurança da informação.
- Confidencialidade – Diz respeito à inacessibilidade da informação, que não pode ser divulgada para um usuário, entidade ou processo não autorizado;
- Integridade – A informação não deve ser alterada ou excluída sem autorização;
- Disponibilidade – Acesso aos serviços do sistema e, ou máquina para usuários ou entidades autorizadas.
Dessa forma, não é somente para sistemas computacionais que essas características são essenciais. Estas sínteses podem ser aplicadas também a vários