Sistema Toyota de Produção
SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO
INTEGRANTE 1 RGM: 00000-0
INTEGRANTE 2 RGM: 00000-0
INTEGRANTE 3 RGM: 00000-0
INTEGRANTE 4 RGM: 00000-0
Professor
Produção
MECATRÔNICA
2º SEMESTRE 20
SUMÁRIO:
Definição de Sistema Toyota de Produção p.3
Sakichi Toyoda p.5
Kiichiro Toyoda p.6
Eijii Toyoda p.7
Taiichi Ohno p.9
Kanban p.10
Just in Time p.11
Poka-Yoke p.12
Toyota Way p.13
Referências biográficas p.14
Sistema Toyota de Produção
O Sistema Toyota de Produção surgiu no Japão, na fábrica de automóveis Toyota, logo após a Segunda Guerra Mundial (1945). Naquela época a indústria japonesa tinha uma produtividade muito baixa e uma enorme falta de recursos, o que a impedia de adotar o modelo da produção em massa.
O Sistema Toyota de Produção também é chamado de Produção enxuta ou Lean Manufacturing. A criação do Sistema Toyota de Produção deve-se, principalmente, a quatro pessoas: O fundador da Toyota e mestre de invenções, Sakichi Toyoda, seu filho Kiichiro Toyoda, primo de Eiji Toyoda que participou como o executivo impulsionador do nascimento do Sistema Toyota de Produção e o engenheiro chefe da Toyota Motors Company, o chinês Taiichi Ohno. O sistema objetiva aumentar a eficiência da produção pela eliminação contínua de desperdícios.
O sistema de produção em massa desenvolvido por Frederick Taylor e Henry Ford (conhecido como Fordismo) no início do século XX predominou no mundo até a década de 90. Este procurava reduzir os custos unitários dos produtos através da produção em larga escala, especialização e divisão do trabalho. Entretanto este sistema tinha que operar com estoques e lotes de produção elevada, ocasionando a alta oferta e a baixa demanda (Lei da oferta e da procura). No início não havia grande preocupação com a qualidade do produto, apenas com a