Sistema toyota de produção e jit
SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO E JIT |
EMPRESA: Gerdau Aços Longos S/A.
AUTORES
* Washington Luis Silva Barbosa * Régis Gonçalves Mattiola
Prof. Sérgio Luiz Vaz Dias, Dr. | sábado, 16 de Abril de 2011 | DISCIPLINA – Introdução à Engenharia de Produção |
1 – INTRODUÇÃO
1.1 Considerações Iniciais
Atualmente, qualidade é componente primordial no mundo competitivo empresarial. Na prática, qualidade é uma expressão tão usada quanto a expressão “redução de custo”. Inclusive grande parte das vezes, as duas se relacionam. Qualidade no sentido de um conjunto de atributos necessários ao produto ou serviço, sem os quais o mercado ignora as empresas que não estão atentas e eles.
Deming prefere ver a qualidade da seguinte maneira: “qualidade é atender continuamente às necessidades dos clientes a um preço que eles estejam dispostos a pagar.”
Outra manifestação de qualidade vem de Juran, que diz que: “qualidade resulta das características do produto, que criam satisfação, levando os clientes a comprá-lo”.
Por fim temos a opinião de Tavares: “A satisfação dos clientes é um dever de todo profissional. Os profissionais da linha de produção têm como obrigação atender adequadamente seus clientes, ou seja, o produto fabricado sob sua responsabilidade e qualquer tarefa que desempenhem terá impacto direto ou indireto no produto ou nos serviços que a empresa oferece a seus clientes. Trata-se, portanto, de uma cadeia com vários elos onde, certamente, a produção é um dos mais importantes no processo produtivo."
Para poderem ser competitivas as empresas vêm adotando várias ferramentas gerenciais, como: CCQ, OPT, SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO E JIT. Essa última, é o tema desse trabalho, SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO E JIT.
Segundo o que revelou o estudo do Massachusetts Institute of Technology (MIT), a substituição do modelo de organização para a produção em massa pelo