Artes
Questão 01: A prática da agricultura e a criação de rebanhos implicaram alterações nas sociedades neolíticas.
Nesse contexto, em diversas comunidades do Oriente Próximo, identifica-se, entre outras transformações, o(a)
A) desenvolvimento de Impérios caracterizados pelo afastamento das tradições mítico-religiosas em favor de um pensamento racional e naturalista.
B) ampliação das atividades lucrativas, como, por exemplo, o comércio realizado pelos estrangeiros e seus escravos nos domínios das diversas cidades.
C) surgimento de uma prática política descentralizadora, que permitiu o livre desenvolvimento econômico das diferentes regiões ocupadas.
D) diferenciação social baseada na riqueza e no poder, com o surgimento do Estado, instrumento de controle e apropriação dos recursos naturais. Questão 02: O mundo grego antigo possuía certa unidade religiosa, embora fosse fragmentado politicamente.
Essa religiosidade foi, marcadamente,
A) de natureza cívica, na medida em que os cidadãos cultuavam os deuses da cidade, com celebrações festivas e sacrifícios, nos altares a eles dedicados.
B) acessível a todas as classes sociais por ter característica familiar e monoteísta, com um deus que se manifestava ao povo através de revelação direta e pessoal.
C) portadora de uma ética que considerava sagrado o trabalho manua.l dedicado às divindades, o que permita enfrentar a rigidez e a monotonia da vida cotidiana.
D) de caráter julgador, colocando os indivíduos a serviço das divindades e punindo os pecados daqueles que desobedeciam aos deuses ou professavam outras religiões e outros cultos.
questão 03 No século VIII d.C., Carlos Magno distribuía terras entre seus chefes guerreiros, os quais lhe juravam fidelidade e passavam a ter expressiva autonomia nas propriedades recebidas.
Nessa prática, encontram-se raízes da estrutura social do feudalismo, o qual se