sistema tegumentar
O tegumento comum é uma camada que reveste a superfície do corpo, compreende a pele, seus anexos e a tela subcutânea. Possui múltiplas funções permitindo a adaptação do individuo ao meio ambiente.
PELE:
Protege o copo contra agentes químicos e físicos ou de outra natureza. Colabora na regulação da temperatura do corpo. Facilita a regulação do equilíbrio no meio interno absorvendo e eliminando substâncias, é provida de terminações nervosas.
Fig. 1.0 - camadas da pele
- Camadas e estruturas da pele: possui duas camadas distintas: a mais externa (epiderme) e a interna (derme). Epiderme: é formada por varias camadas: córneo, lúcido e germinativo. As multiplicações das células da epiderme multiplicam-se para substituir as mais superficiais que se queratinizam e se desprendem. A epiderme protege a pele contra a entrada de infecções e a perda de calor.
Fig. 1.1 - camadas da epiderme.
Derme: é constituída por tecido conjuntivo rico em fibras colágenas e elásticas. Nesta camada estão presentes fibras de colágeno que determina a tensão e as rugas da pele. O contato da derme com a epiderme se faz através de saliências da derme chamadas papilas dérmicas que se encaixam perfeitamente entre as cristas epidérmicas.
Fig. 1.2 - esquemas da estrutura da pele
- Particularidades da superfície da pele: apresenta saliência ou sulcos. Na palma das mãos e na planta dos pés são denominadas cristas papilares, que delimitam a identificação (digitais) de cada pessoa. As cristas papilares são funcionalmente ligadas à sensibilidade táctil (palpável). Já os sulcos são providos de reserva de pele que são adeptas a serem solicitadas nos movimentos. Como, por exemplo, o sulco subglúteo.
- Coloração da pele: depende de dois fatores – presença de