Resenha: Modelagem, Sistemas e Informação: Casos, Conceitos e Complexidades.
Casos, Conceitos e Complexidades.
Faculdade AVANTIS
Curso: Sistemas de Informações
Disciplina – Calculo II
1. INTRODUÇÃO AO TEMA
Os computadores foram projetados a partir dos registros escritos. Inicialmente, humanos (programadores) e computadores se comunicavam por meio de códigos que precisavam ser digitados a cada novo comando; posteriormente criaram-se as interfaces gráficas, baseadas em imagens. O pensamento positivista assume que a busca do desenvolvimento tecnológico tem como meta a melhora da condição humana. Cada época constrói seus pensamentos e conceitos, sendo hoje quase impossível pensar num mundo desvinculado da informática. Assume-se que é possível a tomada de consciência sobre o momento em que se vive, encarando-se realisticamente o desafio da informática.
Em geral, sempre que se considera a expressão Tecnologia da Informação, faz-se logo uma associação aos computadores e às redes de transmissão; entretanto, a definição dessa tecnologia e a identificação da sua origem, dependem da visão de cada autor e da sua respectiva abordagem de análise.
Na realidade dependendo de como se considera o que seja Tecnologia da Informação, pode-se chegar a origens distintas. Yates & Benjamin (1991) fazem justamente isso: ampliando o escopo de estudo, dispõem de um período maior para análise desta tecnologia. A fim de se desassociar o conceito de Tecnologia da Informação da ideia de computadores, os autores identificam-na por quatro funções básicas: conversão (dispositivos de entrada e de saída), armazenamento, processamento e comunicação.
Entretanto a visão dominante na sociedade é a de que a Tecnologia da Informação vem sempre associada ao uso do computador, e, portanto, teria sua origem a partir da Segunda Guerra Mundial. Para Massuda (1980), a análise do uso, e da difusão da Tecnologia da Informação, está dividida em quatro etapas sobrepostas.
Na primeira etapa, que vai de 1945 a 1970, a