sistema tegumentar
A pele é o maior órgão de todo o corpo humano em extensão.
Além de proteger os órgãos vitais, a pele atua como regulador da temperatura do corpo. Quando o corpo está frio, os vasos sanguíneos se contraem diminuindo o fluxo de sangue através da pele, reduzindo assim a perda de calor, mantendo a temperatura normal do corpo. Quando a temperatura do corpo aumenta, esta é diminuída com a dilatação vascular e o aumento do fluxo sanguíneo da superfície da pele.
A pele é formada por três camadas distintas
Epiderme
É a porção externa da pele, que é formada por várias outras camadas de células, sempre se renovando; onde ocorre a produção de queratina e formação de melanina.
Derme
É a camada do meio da pele, formada por fibras e por grande quantidade de vasos sanguíneos, terminações nervosas e presença de colágeno e elastina, que proporciona firmeza da pele. Essas terminações recebem os estímulos do meio ambiente e os transmitem ao cérebro, através dos nervos. Estes estímulos são traduzidos em sensações, como dor, frio, calor, pressão, vibração, cócegas e prazer.
Hipoderme ( TELA SUBCUTÂNEA) É a camada mais profunda da pele. Formada por células gordurosas, é responsável por manter a temperatura do corpo, além de funcionar também como uma reserva energética e proporcionar o "formato" ao corpo. Atualmente não sendo considerada como parte da pele.
Glândulas da pele
Glândulas sudoríparas: São glândulas responsáveis pela transpiração. As glândulas sudoríparas, são controladas por um centro de controle de calor no cérebro. Quando o corpo está quente, suamos e a evaporação do suor na pele esfria a superfície do corpo e ajuda a manter a temperatura normal do corpo.
Glândulas Sebáceas: Estão distribuídas pelo corpo, produzindo uma secreção sebáceas ( Lipídios) que é acumulada dentro das células até o rompimento; liberando sebo com a chegada na epiderme.
Tipos de Pele
Normal: é uma pele lisa, elástica, sem brilho oleoso e com poros finos.