Revisão sobre projetos Sociais: Esporte, Lazer e Qualidade de Vida.
Esporte, Lazer e Qualidade de Vida.
Introdução
A sociedade abrindo os olhos para os problemas das comunidades periféricas, principalmente a desigualdade social, vem tentando de inúmeras formas tratarem esses problemas. Tendo em vistas que as comunidades são socialmente vulneráveis, esse cenário abre portas para o surgimento de diversos projetos sociais.
Estes projetos vêm tentando amenizar os problemas e as mazelas sociais, a educação física, o esporte e o lazer são vistos como um grande instrumento para a realização de mudanças na realidade dessas comunidades.
O PELC – Programa Esporte e Lazer nas Cidades, na sua essência, além de proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer que envolvam todas as faixas etárias, incluindo as com deficiência, estimula a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, fomenta a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e o lazer sejam tratados como políticas públicas e direito de todos.
O Programa de Esporte e Lazer nas Cidades- Pelc.
Criado pela Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social que faz parte do Ministério do Esporte em 2003, tem como objetivos: estimular a gestão participativa entre os atores locais direta e indiretamente envolvidos; orientar entidades convenentes para estruturar e conduzir políticas públicas de lazer e esporte recreativo; promover a formação continuada de agentes sociais de lazer e esporte recreativo; incentivar a organização coletiva de eventos de lazer e esporte recreativo para envolver a população local para além dos núcleos; e reconhecer as qualidades da cultura local na apropriação do direito ao lazer e ao esporte recreativo. Partem do principio de dois eixos centrais para que sejam alcançados seus objetivos:
1 - Implantação e Desenvolvimento de Núcleos de Esporte Recreativo e de Lazer, nas diversas regiões