sistema tegumentar
O sistema tegumentar proporciona proteção do corpo contra o meio ambiente, abrasões, perda de líquido, substâncias nocivas e microorganismos invasores. 1 Através do revestimento:
Pelos
Penas
Escamas
Também é responsável pela regulação do calor através das glândulas sudoríparas e vasos sanguíneos.1 Pela Secreção de gordura pelas glândulas sebáceas. Além de permitir a sensibilidade por meio dos nervos superficiais e suas terminações sensitivas1 ; além da proteção pela impermeabilização de queratina.
Epiderme[editar]
É a camada mais superficial da pele, ou seja, a que está diretamente em contato com o exterior. É tecido epitelial multiestratificado, isto é, formado por várias camadas de células justapostas.2 3
Anexos da epiderme:
Dentes
Chifres
Esgalhos
Unhas
Pêlos
A epiderme penetra na derme e origina os folículos pilosos, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas. Na derme encontramos ainda: músculo eretor de pêlo, fibras elásticas (elasticidade), fibras colágenas (resistência), vasos sanguíneos e nervos.
Camadas:
Basal
Espinhosa
Granulosa
Transparente (Lúcida)
Córnea
Derme[editar]
A derme, localizada imediatamente sob a epiderme, é um tecido conjuntivo que contém fibras protéicas, vasos sangüíneos, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas. As principais células da derme são os fibroblastos, responsáveis pela produção de fibras e de uma substância gelatinosa, a substância amorfa na qual os elementos dérmicos estão mergulhados .
Camadas:
Papilar
Reticular
Tecido subcutâneo[editar]
Sob a pele, há uma camada de tecido conjuntivo frouxo, o tecido subcutâneo, rico em fibras e em células que armazenam gordura (células adiposas ou adipócitos). A camada subcutânea, denominada hipoderme, atua como reserva energética, proteção contra choques mecânicos e isolante térmico.
Unhas e pêlos[editar]
Unhas e pêlos são constituídos por células epidérmicas queratinizadas, mortas e compactadas. Na base da unha ou do