Sistema tegumentar
A pele nada mais é, que uma combinação de tecidos num órgão simples. Ela é um dos maiores órgãos do corpo humano, em peso e superfície.
O Sistema Tegumentar é formado por pele e suas estruturas anexas: (pêlos, unhas e glândulas).
Este órgão forma o revestimento completo do corpo. Reveste também as mucosas do sistema respiratório, digestivo e urogenital e suas aberturas exteriores (boca, nariz, ânus, uretra e vagina). A pele é composta por duas camadas principais:
A epiderme e a derme que é uma camada mais profunda, ela faz parte do tecido conjuntivo denso irregular, e abaixo da derme temos a HIPODERME: é uma camada mais densa, mais grossa, é constituída pelo tecido conjuntivo frouxo. Nesse tecido é depositado gordura, formando assim o tecido conjuntivo adiposo.
Algumas áreas do corpo, como na região anterior da perna (canela) não há hipoderme, a pele está ligada diretamente na membrana que reveste o osso (periósteo).
DESENVOLVIMENTO
A derme, cório, cútis verdadeira ou pele verdadeira é rija, flexível e elástica. É mais espessa na superfície dorsal do corpo que na ventral e na parte lateral mais que na medial dos membros. Nas pálpebras, escroto e pênis é excessivamente fina e delicada.
A pele consiste em um tecido conjuntivo com qualidade variável de fibras elásticas e numerosos nervos, vasos sanguíneos e linfáticos. O tecido conjuntivo se dispõe em duas camadas: uma profunda ou reticular e a outra superficial ou papilar.
A camada reticular consiste de tecido fibroelástico, composto sobretudo de feixes colágenos. As células desta camada são principalmente fibroblastos e histiócitos. Nas camadas mais profundas da camada reticular encontram-se glândulas sudoríparas, sebáceas, folículos do pêlo e pequenos acúmulos de células.
A derme é localizada imediatamente sob a epiderme, é um tecido conjuntivo que contém fibras protéicas, vasos sanguíneos, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas. As