Lutas
O jiu jitsu é uma arte marcial que foi desenvolvida no Japão. O principal objetivo é imobilizar o seu adversário através de golpes nas articulações, principalmente braço e tornozelo, e nos estrangulamentos. Uma das principais características do jiu jitsu é utilizar a força e o peso do seu próprio adversário contra ele mesmo. Isso possibilita que um combatente bem menor que o seu oponente possa vencê-lo.
Jiu-Jitsu
História
Segundo alguns historiadores o Jiu-jitsu ou "arte suave", nasceu na Índia e era praticado por monges budistas. Preocupados com a auto defesa, os monges desenvolveram uma técnica baseada nos princípios do equilíbrio, do sistema de articulação do corpo e das alavancas, evitando o uso da força e de armas. Com a expansão do budismo o jiu-jitsu percorreu o Sudeste asiático, a China e, finalmente, chegou ao Japão, onde se desenvolveu e popularizou-se. A partir do final do século XIX, alguns mestres de jiu-jitsu migraram do Japão para outros Continentes, vivendo do ensino da arte marcial e das lutas que realizavam. O jiu-jitsu chegou a ser tão importante para o governo japonês que foi proibido, com um decreto imperial, de ser ensinado fora do país ou para não descendentes. E quem descumprisse essa lei era severamente penalizado. Até o surgimento do Judô, o jiu-jitsu foi a arte marcial mais praticada no Japão. No Brasil, o jiu-jitsu chegou em 1917 através de Mitsuyo Maeda. O mestre ensinou os conceitos da luta para Carlos Gracie, membro da família de lutadores que difundiu o esporte por todos os cantos do país. O esporte praticado aqui no Brasil é muito diferente do que o original criado no Japão. Os brasileiros aprimoraram o combate no chão, e o nosso estilo ficou bem mais baseado na técnica do que na força.
Principais golpes
Os principais golpes do jit-jitsu são: Queda e Triângulo, Omoplata, Mata-Leão, Mão de Vaca, Gravata técnica, Estrangulamentos, Chaves de braço, Armlock, Montada, Raspagem e Passagem de Guarda.
Queda: É