Sistema Tegumentar dos Anfibios
PRO-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA: ANATOMIA COMPARADA
SISTEMA TEGUMENTAR DOS ANFÍBIOS
MACAPÁ-AP
2013
CAMILA DA SILVA MOUTINHO
CASSIO MARTINS LOBATO
EDUARDA EMANUELLE DA SILVA PENA
GISELLY RODRIGUES SANTOS
JÉSSICA PEREIRA DE AZEVEDO
MONIZI COSTA AIRES
SISTEMA TEGUMENTAR DOS ANIFIBIOS
MACAPÁ-AP
2013
1. Introdução
Sistema tegumentar é todo tecido que reveste externamente o corpo do animal, conferindo proteção ao organismo contra desidratação, ação dos raios ultravioletas, choque mecânicos, entre outros. Anfíbios são animais de pele fina, úmida, rica em vasos sanguíneos e glândulas, na qual não ocorrem pêlos ou escamas externas. Estes são incapazes de manter a temperatura de seu corpo constante por mecanismos externos, por isso são chamados animais de sangue frio ou pecilotérmicos. As glândulas em sua pele podem ser de dois tipos: mucosas, que produzem muco, e serosas, que produzem veneno. Todo anfíbio produz essas substancias venenosas, sendo essas de diferentes proporções tóxicas.
2. Desenvolvimento
Nos anfíbios o tegumento é composto por uma epiderme simples e uma derme elástica que recobre todo o corpo, servindo de proteção física, para respiração, absorção da água, além de repelir inimigos. Cada camada é composta por diversas fileiras de células. Na epiderme, a região basal constitui o extrato germinativo que de tempo em tempo produzem novas camadas de células que irão substituir as células mais externa, já velhas, a pele descamada é engolida pelo animal.
A pela dos anfíbios é uma característica vital já que seus pulmões são simples e têm pouca superfície de contato para as trocas gasosas, a respiração pulmonar é pouco eficiente, sendo importante a respiração cutânea que é o