Anfíbios
Professora Nylva
Biologia
Anfíbios
Sumário
Biologia 1
INTRODUÇÃO
Os Anfíbios são vertebrados cuja característica fundamental é o desenvolvimento na fase larvária (girino) em meio aquático e na fase adulta em meio terrestre. Daí o significado para o nome atribuído a essa classe (Amphi=Duas/Duplo; Bios=Vida).
Os anfíbios foram os primeiros vertebrados (animais com crânio, coluna vertebral e esqueleto apendicular ósseo, tetrápoda) a conquistarem o ambiente terrestre, fato que ocorreu durante o período Devoniano, a cerca de 360 milhões de anos atrás.
Atualmente os anfíbios são encontrados em quase todos os locais do mundo, estando ausentes nas regiões polares (ártico e antártica), em algumas ilhas oceânicas e em regiões de desertos extremamente secos. Os anfíbios são animais anamniotas, ou seja, seu ovo não apresenta um anexo embrionário chamado de âmnion (anexo presente no ovo dos amniótas, répteis, aves e mamíferos), estrutura essa que protege os ovos contra o ressecamento, daí a necessidade de colocar seus ovos em ambientes aquáticos (poças, riachos e brejos) ou locais com grande umidade. São animais ectotérmicos, ou seja, a temperatura de seus corpos varia conforme a temperatura do ambiente.
Devido ao fato de necessitarem de ambientes aquático e terrestre para completar seu ciclo de vida e apresentar uma pele bastante permeável e úmida devido à presença de muco, os anfíbios são animais muito sensíveis a alterações ambientais, sendo considerados excelentes indicadores de qualidade ambiental.
A biologia dos anfíbios é considerada como uma das mais interessantes dentre os demais vertebrados, pois durante seu ciclo de vida apresenta uma fascinante mudança de forma. A passagem da forma larval aquática com respiração branquial, conhecida como girino, para a fase adulta terrestre com respiração pulmonar, é denominada de metamorfose. Entretanto, alguns anfíbios não passam por essa metamorfose,