anfíbios
Especialidade de Anfíbios
- Estudo da Natureza 023
Texto: Everton Belloli Moura , Diagramação: Ranmaildo Revorêdo, Infografia e finalização: Khelven Klay
Os anfíbios são animais vertebrados com características comuns entre si que os distinguem dos outros animais do mesmo filo. Uma destas características é que, mesmo aqueles indivíduos que passam a maior parte do tempo em terra firme, precisam da água para o desenvolvimento de seus filhotes.
São animais com sexos separados e se reproduzem geralmente dentro da água. Sua fecundação é externa e para isso os machos atraem as fêmeas coaxando (a maioria das fêmeas são mudas), em seguida ele abraça a fêmea e ambos eliminam os gametas na água ou em algum local úmido para evitar a desidratação destes.
As espécies que vivem em terra, na fase adulta, respiram por pulmões, mas estes são rudimentares e para absorver todo oxigênio que eles precisam em momentos de maior atividade, realizam também a respiração cutânea, que ocorre através da pele, em geral, lisa, fina e úmida, rica em vasos sanguíneos, a qual absorve oxigênio do ar. Por sua pele ter estas características, ele necessita viver em locais úmidos para evitar o risco de desidratação. Na fase larval aquática sua respiração é branquial, que desaparece quando o animal passa pela metamorfose, alcançando a fase adulta.
Quem escreveu!
Everton Belloli Moura
Biólogo
Acesse: www.desbravar.com.br São animais carnívoros, alimentando-se de lesmas, minhocas, insetos e até outros pequenos vertebrados. E para capturar seu alimento, alguns sapos projetam para fora da boca sua língua musculosa, longa e pegajosa, em direção a presa.
01
1
A classe dos anfíbios é dividida em três ordens:
QUAL A DIFERENÇA ENTRE SAPO,
RÃ E PERERECA?
Anuros: Anfíbios com membros e sem cauda. São representados pelos sapos, rãs e pererecas. Na foto
Sapo (Rhinella marina). Foto por Paulo
Bernarde.
Urodelos: Anfíbios com membros