Sistema Tampao
Relatório da Atividade Laboratorial 1.6
Funcionamento de um sistema-tampão
Trabalho realizado por:
Resumo
O presente relatório é referente a uma actividade laboratorial de titulação de um acido forte com uma base fraca , neste caso o ácido clorídrico e o carbonato de sódio, respetivamente.
A titulação em questão pretende simular o efeito tampão no sangue face a variações de pH.
Introdução
O ph (potencial de Hidrogenio iónico) é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio.
O pH pode ser determinado:
-por adição de um indicador de pH na solução em análise ; a cor do indicador varia consoante o pH da solução; um indicador é uma substância que varia de cor dentro de um pequeno intervalo de pH, devido ao facto de poder existir em duas ou mais formas que têm estruturas distintas e apresentam cores diferentes.
-usando um medidor de pH que é multímetro com uma escala que converte o valor de tensão do elétrodo de pH em unidades de pH.
Uma titulação ácido-base consiste na determinação da concentração de um ácido (ou de uma base), por reação de uma base (ou de um ácido) de concentração rigorosamente conhecida, é também uma técnica de analise quantitativa que consiste na determinação da concentração de uma solução (titulado) através de sua reação com outra solução de concentração
A solução cuja concentração é conhecida designa-se por titulante. A titulação ou volumetria é normalmente realizada com uma bureta, de modo a permitir medir o volume de titulante. O titulado é a solução cuja concentração se pretende determinar; um volume rigorosamente medido desta solução é vertido num gobelé e recebe gota a gota a solução da bureta.
Apenas um reduzido numero de reações químicas pode ser usado em volumetria, pois devem satisfazer determinados requisitos: ser simples, traduzida por uma equação química conhecida;