Sistema SUS
O texto de Marilena Chauí sobre a Filosofia traz a origem, o nascimento, os campos de investigação, os principais períodos e os aspectos contemporâneos. Coloca assim o primeiro uso da palavra ‘filosofia’ a Pitágoras que atribuiu que a ‘sabedoria’ era dos deuses, mas que os homens poderiam desejá-la, tornando-se filósofos, dizia que o filósofo é um ser desprovido de interesses financeiros ou comerciais, surgiu isto sim da insatisfação e que os conhecimentos devem ser transmitidos e ensinados, e não se detém a segredos e mistérios.
Quando se refere que a filosofia é um fato grego é por que ela contém elementos que a diferenciam de outros povos e outras culturas, como por exemplo: a razão, a definição do ser humano como racional que o põe regras, leis, princípios e normas no seu pensamento.
A vida política
Paradoxos da política
Marilena Chauí em seu texto "A vida política" apresenta-o de uma forma clara onde expõe ideias sobre política, dividindo o texto em duas partes. Na primeira ela questiona alguns paradoxos na política, e faz discussão sobre política. Na segunda parte a autora mostra historicamente a política, onde ela conta o surgimento, voltando a sociedade grega e romana . Na primeira parte ela faz alguns questionamentos como: "política é atividade específica de alguns ou é para todos pois vivemos em sociedade? A política é uma profissão como outra ou uma ação que todos os indivíduos realiza quando se relaciona com o poder? A política refere-se as atividades de governo ou a toda ação social que tenha como alvo ou como interlocutor o governo ou o estado"? Para esclarecer essas questões ela apresenta três sentidos de política:
1. O significado de governo, estendido como direção e administração do poder publico.
2. Atividade feita por especialistas "a política é feita por "eles" não por "nós" ainda que "eles" se apresentem com representantes "nossos" .
3. O senso comum social resulta numa visão pejorativa da política, fala-se da política