Sus e sistema de saúde
A gerência deve ser entendida como atribuição dos dirigentes, trabalhadores e usuários na perspectiva de construção de um projeto que atenda às necessidades da população e que esteja voltado para a integralidade num processo cotidiano como proposta de mudança.
Estudo feito com 44 enfermeiros de função gerencial do SMS de Goiânia.
OBJETIVO: Identificar elementos do trabalho gerencial do enfermeiro na Rede Básica de Saúde (RBS) como uma forma de pensar alternativas que possibilitem a reorganização da prática gerencial e adequação do ensino de enfermagem.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS * Assistência à saúde nos programas do MS; * Planejamento, supervisão e avaliação dos Serviços Assessoria técnica; * Atividades administrativas, contratação e capacitação de recursos humanos e sistema de informação; * Educação para comunidade; * Atenção às urgências e emergências; * Assistência especializada ambulatorial;
Com tantas atividades alguns enfermeiros relatam o excesso de trabalho na parte de ações administrativas e a importância de manter um bom relacionamento interpessoal com sua equipe e valorizar a qualidade do cuidado. O enfermeiro exerce uma liderança que exige dele o ato de planejar, ouvir sua equipe, buscar e receber informações. A equipe tem que ter em mente que todos trabalham para um único intuito o melhor atendimento ao paciente.
É essencial ressaltar que precisa ter a participação da comunidade e da divulgação de informações quanto a capacidade e oferta dos serviços de saúde, criando um