Sistema RFID
O que é?
RFID é uma sigla que vem do inglês e significa Radio Frequency Identification (Identificação por Radiofrequência). Ou seja, trata-se de um sistema de captura de dados que utiliza o sinal, frequência, de rádio para realizar tal tarefa.
Apesar de ser considerada uma tecnologia nova que surgiu na década de 80 quando o MIT iniciou estudos na criação de tecnologias baseadas em ondas de rádio e que servissem de referência ao desenvolvimento de novas aplicações de rastreamento e localização de produtos, um dos primeiros sistemas passivos de RFID surgiu durante a Segunda Guerra Mundial quando os aviões eram detectados à longa distância por radares, porém não se sabia se eram aeronaves amigas ou inimigas. Os alemães então descobriram que se seus pilotos girassem o avião enquanto retornassem à base, eles modificariam o sinal que seria refletido de volta aos radares. Isso os identificava como pilotos alemães.
Mais tarde, os ingleses, sob o comando de Watson- Watt, projetaram o primeiro identificador ativo. Um transmissor era colocado em cada avião britânico e estes quando recebiam sinais das estações de radar no solo, transmitiam de volta um sinal de resposta, que identificava a aeronave como amiga. Nos RFID’s o princípio é o mesmo. Um sinal é enviado a um transponder, que é ativado e reflete de volta o sinal (passivo) ou transmite seu próprio sinal (ativo).
A partir de então estudos e pesquisas na área de radiofrequência começaram a ser realizados e mostraram como essa energia poderia ser utilizada para identificar objetos remotamente.
Começou assim o uso dessa nova tecnologia para identificar objetos em movimento. Isso foi uma vantagem em relação ao sistema de código de barra que necessita do objeto parado e de um leitor a laser.
Utilizando um método de etiquetas(tags) inteligentes (etiquetas eletrônicas com um microchip instalado) que são postas nos objetos, estes passaram a ser rastreados por ondas de rádio através de uma resistência