potencial
2. Quais as funções de uma extrusora?
(1) Transporte de sólidos particulados. (2) Plastificação (fusão) do polímero através de calor gerado por atrito e cisalhamento (aquecimento adiabático) do material nas paredes da rosca e barril e por aquecimento térmico externo fornecido pelas mantas de resistência elétrica envoltas no barril. (3) Transporte de material plastificado. (4) Mistura, homogeneização e degasagem do polímero fundido. (5) Bombeamento do fundido sob pressão até a matriz. (6) Conformação do polímero pela sua passagem sob pressão através da matriz.
3. Qual o objetivo de se projetar uma extrusora com desvolatilização?
São usadas quando há necessidade de: (1) remoção de monômeros e oligômeros na polimerização ou na preparação de polímeros; (2) remoção de voláteis na composição de polímeros com aditivos. (3) remoção de produtos de reações de polimerização (água, metanol, solventes, etc.); (4) remoção de ar de polímeros com carga,principalmente polímeros reforçados com fibras; (5) remoção de umidade.
4. Cite as partes de uma máquina extrusora?
Redutor, funil, resistências elétricas, termopares, matriz, cilindro de aquecimento, parafuso plastificador e motor elétrico.
5. Descreva as funções do funil:
Armazenar o material e permitir um fluxo constante de matéria prima para o interior da máquina.
6. Descreva as funções do cilindro de aquecimento. Plastificar o material através do atrito contra as paredes.
7. Qual a utilidade dos termopares?
São empregados para medição da temperatura de cada zona.
8. Descreva as funções da rosca.
São três funções: ela é responsável pela alimentação, compressão (transição) e dosagem (saída).
9. Quais as funções de cada seção?
Alimentação (1) transporte dos grãos para a zona de compressão, e em alguns casos, o início da plastificação do material. (2) ~ 1/3 do comprimento total da rosca. Compressão (transição): (1) compressão e a