Sistema rfid
O terceiro capítulo aborda os outros componentes do sistema RFID e descreve suas principais características. Este capítulo trará informações dos leitores, impressoras e middleware RFID, definindo cada componente e mostrando suas características.
O quarto capítulo trata do tema segurança em sistemas RFID e demonstrando pontos fracos da tecnologia em relação à segurança e privacidade e quais os métodos utilizados para deixar o uso mais seguro. Este capítulo discute os problemas relativos à segurança, os pilares da segurança da informação e as zonas de segurança em RFID.
O quinto capítulo mostra a utilização prática da tecnologia RFID e algumas vantagens e desvantagens do uso. Neste capítulo são encontrados casos de utilização da tecnologia seus benefícios e os problemas encontrados.
1 - RFID
Este capítulo aborda a definição, sistema, história, utilização e a evolução da tecnologia RFID.
1.1 - Definição de RFID
Segundo Bhatt & Glover (2007), RFID é a abreviação de radio frequency identification - identificação por radiofreqüência. Tecnologia de identificação que utiliza freqüência de rádio ou variações de campo magnético para comunicação entre componentes. O objetivo dessa tecnologia é melhorar a eficiência no rastreamento e localização de produtos, além de oferecer benefícios para quem tenha necessidade de registrar bens físicos.
O RFID ou identificação por radiofreqüência é uma tecnologia wireless[1]que tem como objetivo a coleta automática de dados. (Porto, 2005)
Conforme Mota (2006), RFID é uma tecnologia que utiliza ondas de radiofreqüência para a transmitir dados.
Conforme Ramos & Nascimento (2007), RFID trata-se um método de identificação automática através de sinais de rádio, onde é possível recuperar e