Sistema público de escrituração digital
CAMPUS AVANÇADO PROF. JOÃO ISMAR DE MOURA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTABEIS
SPED – SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL
PATU-RN
DEZ/2010
ANTÔNIO ROBERTO DA SILVA
CARLOS ANTÔNIO DA SILVA
FRANCINALDO DA SILVA PRAXEDES
FRANCEILDO MARTINS
LEIMAR DE ARAÚJO AZEVEDO
MÔNICA VALÉRIA VIANA
WAGNER VIANA CORTEZ
SPED – SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL
Trabalho apresentada à disciplina de Informática Aplicada a Contabilidade, como requisito avaliativo para a 1ª Avaliação, orientado pelo profª. Maria Olívia B. de Moura.
PATU-RN
DEZ/2010
INTRODUÇÃO
No mundo da era digital em que vivemos, muitas são as mudanças que vem ocorrendo, em sua grande maioria, no sentido de facilitar a vida daqueles que necessitam de tecnologia, não esquecendo é claro dos desafios aos quais os homens estão ensejados, decorrentes das mudanças climáticas, tendo como principal responsável o próprio homem frente as suas atitudes. Pensando sobre os parâmetros de facilidades, transparência, redução da degradação a natureza dentre outros objetivos, foi instaurada o Sistema de Escrituração Publica Digital, visando a atender a todas essas perspectivas, e sendo vista como um dos grandes avanços dos últimos tempos.
SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL - SPED 1- Histórico
Os princípios federativos, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, são dotados de autonomia administrativa e financeira, cujas atribuições, competências e respectivas limitações estão previstas na Constituição Federal. De acordo com as regras constitucionais cada ente tem competência para instituir e administrar os respectivos tributos. Tendo esses entes, a finalidade de fiscalizar as atividades dos contribuintes podendo estabelecer obrigações acessórias que entender mais convenientes, gerando multiplicidades de rotinas de trabalho e muita burocracia, tornando o custo para o cumprimento de obrigações tributárias muito altas.
Em 1970