SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL E PLANO DE CONTAS
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E EXATAS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTABÉIS
SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL E PLANO DE CONTAS
DANILO MOURA LEITE
EDIELVIEIRA RANGEL
ELIETE RAMALHO GOMES
JOSILAINE RODRIGUES SANTOS
ROMÁRIO COSTA MORAIS
Teófilo Otoni – MG
2013
SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL E PLANO DE CONTAS
Trabalho apresentado ao curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM .
Teófilo Otoni - MG
2013
Sumário
1 - INTRODUÇÃO
Com a globalização e informatização do mundo atual, a área contábil está sendo constantemente atualizada, de modo geral, consiste na modernização da sistemática atual do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias, com maior velocidade, segurança, confiabilidade dos dados, utilizando-se da certificação digital para fins de assinatura dos documentos eletrônicos, garantindo assim a validade jurídica dos mesmos apenas na sua forma digital. O presente trabalho tem o intuito de estudos sobre o Sistema Público de Escrituração Digital – SPED, tais estudos com base no decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007.
O projeto Sistema Público de Escrituração Digital - SPED é um avanço da modernização na área contábil, pelo fato de ser muito complexo e com o fluxo único de informações depende de aperfeiçoar todo seu processo pelos contribuintes. O Sistema Público de Escrituração Digital foi desenvolvido para automatizar as informações contábeis e fiscais e o relacionamento fisco-contribuinte. Na Pratica é uma modernização do cumprimento das obrigações principais e acessórias processadas e transmitidas pelos contribuintes. É uma iniciativa integrada das administrações