SPED - Sistema Público de Escrituração Digital
As mudanças em relação à implantação da SPED, e quais os impactos operacionais sofridos pelo profissional Contábil com a sua obrigatoriedade.
Autoria: Angélica da Silva Rocha, Eric Panato Teixeira, Mariene Valnier Alixandre, Régis Eduardo M. Araújo.
Resumo
No presente artigo procura-se mostrar a importância que deve o profissional de contabilidade ter em relação ao conhecimento e modernização na sua área de atuação. O profissional precisa acompanhar as mudanças de legislação para prestar um serviço eficaz aos seus clientes. Com a criação do SPED o profissional Contábil teve que se adaptar a esta nova tecnologia, rompendo alguns paradigmas quanto a mudanças tecnológicas e buscando cada vez mais conhecimento e informação. Assim o SPED é uma realidade que exige dos profissionais empenho e dedicação para a entrega correta das informações por ele exigidas. Propor-se mostrar através do artigo o que é o SPED, e como ele é tratado pelo fisco Federal e Estadual, e também os principais impactos sofridos pelos profissionais de contabilidade diante das exigências do SPED.
Palavras-chave: SPED, Profissional Contábil, Tecnologia.
1. Introdução
O controle e o registro do patrimônio são extremamente necessários, não só nas entidades empresariais, mas também a própria civilização humana. O mundo hoje se encontra em constante evolução, sendo dominado pela tecnologia e modernização, assim também acontece com a contabilidade. Um dos últimos avanços que vem atormentando o profissional da área contábil se deu através da implantação do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).
Segundo Alcazar o SPED foi desenvolvido para automatizar as informações contábeis e fiscais e o relacionamento entre o fisco e o contribuinte. Na prática, esse novo sistema consiste em modernização da escrituração contábil e fiscal da empresa, ou seja, do cumprimento das obrigações acessórias transmitidas pelos contribuintes às