Recursos humanos
Em quase tudo em nossa vida é uma questão de sobrevivência, e podemos compreender que poder e sobrevivência são duas constantes reais e andam lado a lado, tornando assim a necessidade do trabalho em equipe, onde são usados de estratégias para o alcance dos mesmos objetivos resultando uma satisfação para seus membros.
Analisando o texto “Chilenos presos em mina continuam trabalhando e se dividiram em grupos”, percebemos que houve uma necessidade de ter uma liderança e um trabalho em equipe, mesmo vivendo em uma situação de risco, trauma, desconforto físico e uma estrutura psíquica totalmente abalada, os mineradores tiveram certo controle ao saber que o mundo estava movido para o resgate, e isto os fortalecia dando uma estratégia de organização, para que pudessem manter um ambiente harmonioso, pondo em pratica a relação interpessoal.
Desenvolvemos uma comparação, onde não importa o lugar que se vive, para por em pratica o trabalho estrategicamente organizado e o relacionamento interpessoal, pois vivemos em mundo globalizado, cheio de novidades, de tecnologia e avanços científicos. E em tudo precisamos mostrar uma maneira em que o ser humano ainda continua sendo o fator mais complexo para ser decifrado e para se relacionar com o outro. Independente do tamanho da instituição/organização ou do seu desenvolvimento tecnológico, precisa se preocupar com as particularidades dos indivíduos que dela fazem parte e, neste sentido, um dos grandes desafios é lidar com estas diferenças dentro do grupo, estabelecendo relações interpessoais que promovam a superação de um possível clima de forças contrárias que venham prejudicar o bom andamento do grupo.
Assim foi com os mineradores, que puseram em pratica a relação interpessoal e a estratégia de planejamento para um trabalho em equipe, mostrando assim a liderança