Sistema Operacional - Dispositivos de Entrada e Saída
GRADUAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
MARINA ANGÉLICA DOS SANTOS - R.A.: 20971
GERENCIAMENTO DE DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA
CASCAVEL
2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho em como objetivo demonstrar de maneira direta e sucinta como funciona o gerenciamento de dispositivos de entrada e saída. Aqui veremos a denotação dos mesmos, como os sistemas operacionais trabalham com eles
(identificação, execução dos diferentes periféricos), incluindo o tráfego dos dados, e as funções que os SO’s determinam para eles.
1. Dispositivos de Entrada e Saída
Os dispositivos de entrada e saída são utilizados para permitir a comunicação entre o usuário e o sistema computacional. Eles podem ser classificados como de entrada de dados, como, teclado e mouse, ou de saída de dados, como monitores. E ainda, é possível que um dispositivo realize tanto entrada como saída de dados, como placas de som, HD's.
A transferência de dados pode ocorrer através de blocos de informação ou caracteres, através de controladores dos dispositivos. Dependendo do modo com que os dados são armazenados, estes dispositivos podem ser classificados em dispositivos estruturados e dispositivos não-estruturados.
Os dispositivos estruturados, também chamados de block devices, tem como característica o armazenamento de informações em blocos de tamanho fixo, cada um possuindo um endereço que pode ser lido ou gravado de maneira independente. Eles são classificados em dispositivos de acesso direto ou sequencial, dependendo do modo com que os blocos são conectados. O dispositivo é denominado de acesso direto quando um bloco pode ser recuperado diretamente através de um endereço. E de acesso sequencial quando, para se acessar um bloco, o dispositivo deve percorrer sequencialmente os demais blocos até encontrá-los.
Os dispositivos não-estruturados, também denominados de character devices, são aqueles que enviam ou recebem uma sequência de caracteres sem