Artigo de entrada e saidas
THAYS MILENA E SILVA
FACULDADE DE TECNOLOGIA DO PIAUÍ – FATEPI
Rua 1º de Maio, 2235 – Primavera, fone: 2107 2200
CEP: 64002-510 – Teresina-Piauí
Resumo. O Sistema de Entrada e Saída é responsável por conectar fisicamente o processador e a memória do sistema ao barramento, visa apresenta um dos principais marcos da evolução dos dispositivos de dados em computadores, uma versão do sistema de entrada/saída, o qual é composto por um barramento central, relógio do sistema, dispositivo de vídeo e outros periféricos, apesar de inúmeras variedades de dispositivos de entrada e saída, só precisamos de alguns poucos conceitos para entender como os dispositivos são conectados e como o software pode controlar o hardware e barramentos não precisa ter interface direta com a memória, foi desenvolvido para fazer com que seja possível a comunicação entre vários dispositivos para um maior aproveitamento.
1 Introdução
Os elementos de hardware envolvidos no Sistema de Entrada/Saída são barramentos, controladores de dispositivos e os próprios dispositivos. O trabalho de mover dados entre os dispositivos e a memória principal é realizado pelo CPU como Entrada/Saída programada, ou é deixado para um controlador de DMA. Dentre as inúmeras funções do Sistema Operacional, também é de sua responsabilidade controlar os dispositivos de E/S de um computador. Para isso, o sistema operacional pode enviar comandos aos dispositivos, tratar interrupções e erros, além de fornecer uma interface entre os dispositivos externos e o sistema.
Em sistemas como computadores pessoais e estações de trabalho a interface de entrada permite a introduzir dados externo em um computador e dispositivo de saída é qualquer sistema que permite o computador disponibilizar para o exterior para que seja posteriormente utilizado, o qual é composto por um barramento central, relógio do sistema, dispositivo de vídeo e outros periféricos, dados e controle, de