Artigo Dispositivos de Entrada e Saída E/S
O artigo sobre: Dispositivos de Entrada e Saída E/S tem o intuito principal de demonstrar os tipos de dispositivos, suas funções, sua arquitetura e por fim sua importância. O uso dos dispositivos de E/S são muitos, mais muitos usuários desconhecem como realmente são usados, como são suas arquiteturas, quais são seus objetivos, quais são esses dispositivos, entre várias outras coisas, assim ao ler o artigo podemos identificar todas as funcionalidades e importância do seu uso, fazendo assim que desperte no leitor questionamento, soluções e aprendizado. O uso desses dispositivos no meio da informática é algo indispensável, fazendo assim se ter uma procura grande sobre o tema descrito, pois conhecendo melhor, com que trabalha, melhor irá ser seu desempenho e seu uso.
Palavras-Chave: E/S, importância, funcionalidade, conhecimento, dispositivos.
1. Introdução
A arquitetura de Entrada e Saída do sistema computacional é sua interface com o mundo exterior. Essa Arquitetura oferece um meio sistemático de controlar a interação com o mundo exterior e fornece ao sistema operacional as informações que precisa para gerenciar a atividade E/S de modo eficaz.
2. Desenvolvimento
Os dispositivos de E/S são mapeados na memória do computador, através de um registrador que é responsável pela comunicação com a CPU e por meio deste registro o sistema Operacional comanda o dispositivo para compartilhar ou receber dados, executar tarefas desejadas pelo usuário e desconectar ou mante - ló conectado. Depois dessa leitura dos registradores o Sistema Operacional consegue saber o estado que o dispositivo se encontra e reponde se o mesmo é capaz ou não de receber um novo comando.
O dispositivo de entrada e saída são divididos em dispositivos de blocos e caractere, o de bloco armazena dados em bloco de tamanhos fixos e cada bloco possui seu endereçamento, a característica predominante em blocos é porque ele pode ser lido e escrito separadamente, não dependendo dos outros blocos,