Entrada e saída e/s
Arquiterura de computadores
08 de Janeiro de 2013
IFBA
Aluno: Michel Vinicius Moreira Ferreira
2º ano T.I. Vespertino 88222
Gerenciamento de Entrada/Saida
Sumário
RESUMO 3
INTRODUÇÃO (DEFINIÇÃO GERAL) 3
DISPOSITIVOS DE ENTRADA/SAIDA 3 GERENCIAMENTO DE DISPOSITIVOS DE ENTRADA/SAIDA 3
DEFINIÇÃO ESPECIFICA 3
PORTAS DE COMUNICAÇÃO 3
GERENCIAMENTO DE DISPOSITIVOS DE ENTRADA/SAIDA 3
ACESSO AO SUBSISTEMA DE ENTRADA E SAÍDA 4
CONTROLADORES 4
DEVICE DRIVERS 5
DISPOSITIVOS 6
DISPOSITIVOS DE ENTRADA/SAIDA 6 DISCOS MAGNÉTICOS 6
CONCLUSÃO 7
REFENCIAS 8
1. RESUMO
Ao final deste estudo dirigido você será capaz de classificar os diversos dispositivos de entrada e saida de um computador, entender como funciona a comunicação entre a CPU e os diferentes dispositivos de um computador ira compreender o papel do SO como intermediador entre os programas e os dispositivos de Entrada/Saida.
2. INTRODUÇÃO (DEFINIÇÃO GERAL)
2.1. DISPOSITIVOS DE ENTRADA/SAIDA
Os dispositivos de entrada e saída são utilizados para permitir a comunicação entre o sistema computacional e o mundo externo. Os dispositivos de e/s podem ser classificados, como de entrada de dados, como cd-rom, teclado e mouse, ou de saída de dados. Como impressoras. Também é possível que um dispositivo realize tanto entrada quanto saída de dados, como modems, discos e cd-rw, monitores touch screens.
2.2. GERENCIAMENTO DE DISPOSITIVOS DE ENTRADA/SAIDA
A gerência de dispositivos de entrada/saída é uma das principais e mais complexas funções de um sistema operacional. Sua implementação é estruturada através de camadas em um modelo semelhante ao apresentado para o sistema operacional como um todo.
3. DEFINIÇÃO ESPECIFICA
3.1. PORTAS DE COMUNICAÇÃO
• Dispositivos se comunicam com o sistema enviando sinais através de cabos ou até mesmo utilizando o ar. Esta comunicação se dá através de um ponto de conexão denominado Porta;
• Cada porta