TRABALHO DE GERENCIAMENTO DE DISPOSITIVOS
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - 7º SEMESTRE – NOTURNO
JOÃO LEONARDO DE LIMA CHACON RA: 4200051333 SI-7ºSEM.
RADAMÉS PEREIRA DA SILVA RA: 3708637345 SI-7ºSEM.
RODRIGO NAPOLITANO GIUDICE RA: 4249849598 SI-7ºSEM.
THIAGO JOSÉ RODRIGUES URENIA RA:4200051338 SI-7ºSEM.
GERENCIAMENTO DE DISPOSITIVOS
PROFª. LUCIANA AKEMI NAKABAYASHI
SÃO PAULO
2015
Sumário
Introdução 3
Gerencia de dispositivos 4
Acesso ao Subsistema de Entrada e Saída 5
Subsistema de Entrada e Saída 6
Device Drivers 6
Controladores 9
Dispositivos de Entrada e Saída 10
Gerência de Dispositivos no Windows 11
Gerência de Dispositivos no Unix 12
Conclusão 13
Bibliografia 14
Introdução
Este trabalho tem como objetivo de explicar o processo de gerenciamento de dispositivos, como ocorre a comunicação entre as camadas, o acesso ao subsistema de entrada e saída, Device Drivers, controladores, dispositivos de entra e saída, e a gerencia de dispositivos no Sistema Operacional Windows e Unix.
Gerencia de dispositivos
A gerência de dispositivos de entrada/saída é uma das principais e mais complexas funções do sistema operacional. Sua implementação é estruturada através de camadas de um modelo semelhante ao apresentado para o sistema operacional, utilizando o conceito de máquina de níveis. As camadas de mais baixo nível escondem características das camadas superiores, oferecendo uma interface simples e confiável ao usuário e suas aplicações.
A diversidade de dispositivos de E/S exige que o sistema operacional implemente uma camada, chamada de subsistema de E/S, com a função de isolar a complexidade dos dispositivos da camada de sistemas de arquivo e da aplicação. Dessa forma, é possível ao sistema operacional ser flexível, permitindo a comunicação dos processos com qualquer tipo de periférico. Aspectos como velocidade de operação, unidade de transferência,