Sistema nervoso
1 Explique o que são neurotransmissores, citando as diferenças entre neurotransmissores e neuropeptídios.
Neurotransmissores são substâncias químicas produzidas pelos neurônios e utilizadas por eles para transmitir sinais para outros neurônios ou para células não neurais.
Os neuropeptídios constituem um grupo completamente diferente de neurotransmissores que são geralmente lentas e muito diferentes daquelas dos neurotransmissores de molécula pequena. Os neuropeptídios não são sintetizados no citosol dos terminais pré-si nápticos.Na verdade, são sintetizados como partes integrais de grandes moléculas protéicas pelos ribossomos situados no corpo celular do neurônio.Quantidades bem menores destes são normalmente liberada sem relação as quantidades liberadas de neurotransmissores. Os neuropeptídios têm geralmente uma potência de mil vezes ou mais do que os neurotransmissores, outra característica é que os neuropeptídios é que estes por sua vez provocam ações muito mais prolongadas. Algumas dessas ações incluem o fechamento prolongado dos canais de cálcio, mudanças por longo tempo na maquinaria metabólica celular, alterações prolongadas na ativação ou desativação de gêneses específicos no núcleo celular e/ou mudanças por longo tempo no número de receptor excitatórios ou inibitórios.
2 Faça um quadro citando quais são excitatórios e inibitórios.
Inibidores- Acido-gama-amino-butirico(GABA) Glicina(Gly) Serotonina(5-HT) Dopanina(DA)
Excitátorios- Acetilcolina (Ach) Noradrenalina Glutamato (Glu) Aspartato
3 Sobre a doença de Parkinson:
a)Quais suas manifestações clinicas?
A doença se caracteriza por:
Rigidez de grande parte da musculatura do corpo.
Tremor involuntário das áreas envolvidas mesmo quando a pessoa está em repouso, numa freqüência fixada de 3 a 6 ciclos por segundos.
b)Quais os