Sistema Nervoso
O sistema nervoso integra e coordena praticamente todas as funções do organismo.
Ele é formado pelo conjunto de órgãos que têm a capacidade de captar mensagens e estímulos do ambiente, e é responsável por interpreta-los e elaborar respostas, se solicitadas.
As respostas podem ser dadas na forma de movimentos, de sensações agradáveis ou desagradáveis ou apenas constatação.
Neurônios
O Tecido Nervoso é formado por células nervosas, os neurônios. O neurônio é a célula do sistema nervoso responsável pela condução de impulsos nervosos.
Os impulsos nervosos passam de uma célula nervosa para outra, principalmente através de substâncias produzidas nas extremidades dos neurônios, ou seja, os neurotransmissores.
Estrutura do Sistema Nervoso
Pode ser dividido em duas partes: O Sistema Nervoso Central e o Sistema Nervoso Periférico.
Sistema Nervoso Central : É constituído pelo Encéfalo (cérebro/cerebelo/bulbo) e pela Medula Espinhal. É responsável pelo processamento e integração de informações.
Cérebro: Ocupa maior parte do encéfalo e é responsável pela inteligência, memória, linguagem, criatividade e controla as emoções e os Movimentos Voluntários. Possui regiões específicas a cada órgão dos sentidos (visão, audição, olfato, paladar, tato).
Áreas Cerebrais e algumas Funções Específicas:
Cerebelo: Localiza se abaixo do cérebro. É responsável principalmente pelo equilíbrio do corpo.
Bulbo: Controla as funções “automáticas” do corpo e também as informações que recebe dos órgãos como batimentos cardíacos, movimentos respiratórios e reflexos como tosse, espirro e deglutição.
Medula Espinhal: É um prolongamento do encéfalo, é um cordão de tecido nervoso, localizado no interior da coluna vertebral. A medula conduz os impulsos nervosos do restante do corpo para o cérebro e coordena os atos involuntários (reflexos).
Recebimento,