equipes autogerenciadas
Trabalho apresentado ao Curso de Administração de Empresas como requisito parcial da disciplina de Psicologia das Organizações.
VOLTA REDONDA
2013.1
1. Introdução
Equipes autogerenciadas dizem respeito à substituição do conceito de chefe, figura que concentra o poder de um sistema de trabalho e que dão ordens a todos, pelos chamados líderes. Para se entender melhor o que são equipes autogerenciadas é necessário entender primeiro o que são equipes (diferentemente de grupos) e depois entender o termo autogerenciadas.
Segundo Robbins (2005), grupo de trabalho é aquele que interage basicamente para compartilhar informações e tomar decisões para ajudar cada membro em seu desempenho na sua área de responsabilidade. Enquanto equipes de trabalho geram uma sinergia positiva por meio do esforço coordenado, onde os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior do que a soma daquelas contribuições individuais, sendo, portanto equipes autogerenciadas um grupo de trabalho que divide a responsabilidade pela execução das tarefas.
2. Conceito
O conceito de equipes autogerenciadas, não é uma idéia contemporânea, ele surgiu por volta dos anos 60 substituindo a tradicional forma de gestão de pessoas doutrinadas segundo Taylor, cuja base era o trabalho em linha de produção.
Onde agora os funcionários são estimulados a solucionar problemas; imaginar e sugerir novas idéias e novas formas de atuar para a execução das tarefas e a consequente satisfação dos clientes. E o líder deve transferir a coordenação e o controle das atividades para os membros da equipe, promovendo ajustes para manter o equilíbrio, estimulando e oferecendo acesso a novas lideranças, desprendendo-se continuamente de seu poder único para a tomada de decisões, o colaborador começa a visualizar e mensurar melhor o resultado do seu esforço, tendo uma percepção do seu valor, e do que seu trabalho ocupa em todo processo