sistema nervoso central
O cerebro é a parte mais desenvolvida do encefalo. Ele é divido em duas partes : Telencéfalo e diencéfalo.
Telencéfalo
O telencéfalo é didivido em dois hemisférios cerebrais bastante desenvolvidos. O hemisfério direito é responsavel pela criatividade e habilidades artisticas; o hemisfério esquerdo executa as habilidades analíticas e matemáticas.
Os dois hemisférios são incompletamente separados pela fissura longitudinal do cerebro. Eles possem cavidades, os ventrículos laterais direito e esquerdo, que se interligam com o III ventrículo.
Cada hemisferio possui três pólos: Frontal ( pensamentos e emoções); temporal ( audição ) ; e occipital (visão ).
Na sua região superficial (cortéx cerebral) é constituído por substâncias cinzenta que abriga corpos celulares de neuronios. O cortéx reveste um grande centro medular branco, formado por substâncias branca. Esse centro abriga axônios, e há também os gânglios da base.
- Funções dos gânglios basais : núcleo caudato - É responsável pelo controle de movimentos intencionais grosseiros do corpo ( ocorre a nivel consciente e sub-consciente)
Putamem - Juntamente com o núcleo caudato, controlam os movimentos grosseiros do corpo.
Globo pálido - provavelmente controlam a posição das principais partes do corpo, quando uma pessoa inicia um movimento complexo.
Núcleo subtalâmico - controlam possivelmente os movimentos da marcha.
Diencéfalo
O diencéfalo compreende as seguintes partes: tálamo, hipotálamo, epitálamo e subtálamo, todos tem relação com o III ventrículo. tálamo São duas massas volumosas de substância cinzenta, com forma ovóide, uma de cada lado.
Passam pelo tálamo, todas as mensagens sensoriais, exceto os receptores do olfato, antes de atingir o córtex cerebral.
Funções : sensibilidade - integração, modificação e retransmissão dos impulsos sensitivos ao córtex. comportamento emocional - Conexões com o sistema límbico e área pré-frontal.
Hipotálamo
O hipotálamo é uma área pequena do