Sistema Kamban
Just in Time é um sistema de produção cujo princípio determina que nada deva ser comprado, produzido ou entregue antes da hora exata, sob pena de estar sendo gerado desperdício.
E Kanban é uma forma visual de controlar a produção e os estoques da empresa Ao invés de se utilizar listas de produção extraídas do MRP ou listas de pendências de vendas, a fabricação é controlada por sinais visuais. Mas aplicar os princípios do Just in Time em uma operação industrial vai muito além da gestão visual da produção, Além do Kanban, outras ferramentas também são importantes para a aplicação dos conceitos do Just in Time.
A implementação de um Sistema Kanban envolve primeiramente a mudança do sistema tradicional de produção empurrada para o sistema de produção puxada, seguindo-se a implementação de controles visuais de produção e estoque.
PRODUÇÃO EMPURRADA
É chamado de Produção Empurrada o sistema em que a primeira operação do processo recebe uma ordem de produção, geralmente extraída de um sistema MRP, e executa sua operação produzindo um lote padrão de produtos que é "empurrado" para a operação seguinte do processo de produção. Não existe uma ligação direta entre o que é produzido e a real demanda do cliente.
PRODUÇÃO PUXADA
É chamado de Produção Puxada o sistema em que a última operação do processo enxerga a quantidade de produtos realmente faturados do estoque para o cliente, e produz para repor este consumo do estoque "puxando" a quantidade de peças do estoque da operação anterior. Existe uma ligação direta entre o consumo real do cliente e a quantidade produzida.
AS BASES PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA KANBAN
A implementação de gestão visual na produção e no planejamento, aliada a uma mudança do sistema de empurrar para o sistema de puxar não garantem bons resultados. Para que o Sistema Puxado Controlado por Kanbans consiga trazer os resultados que se espera, alguns fatores devem ser observados.
FLUXO