Sistema just in time
O “Just in Time é um sistema que tem por objetivo produzir a quantidade demandada a uma qualidade perfeita, sem excesso e de forma rápida, transportando o produto para o lugar certo no tempo desejado” (Hall, R. W., 1983). O sistema Just in Time, ajuda as empresas a produzir somente o necessário com a qualidade requerida, gerando um melhor atendimento ao cliente. Maior retorno de investimento e reduz estocagem em excesso tanto de matéria-prima, tanto de produto acabado, assim reduzindo o custo da fabricação. Gerando a sofisticação dos clientes tanto quanto ao faturamento das empresas.
O surgimento do JIT
O Just in Time surgiu no Japão, na década dos anos 50, sabendo se, que o Japão é pequeno, país populoso e pobre em recursos, o seu desenvolvimento foi creditado a Toyota Motor Company. Ao qual procuravam sistema de gestão que pudesse coordenar a produção com a procura específica de diferentes modelos de veículos com o mínimo atraso.
O conceito
O conceito JIT é bastante simples: produzir e entregar os produtos mesmo a tempo (just in time) de serem vendidos. Peças mesmo a tempo de serem montadas e materiais mesmo a tempo de serem transformados em peças. Todo esforço investido no JIT tem como objetivo de reduzir ou mesmo eliminar, todo estoque e desperdícios nos diferentes estágios dos processos eliminando os custos derivados. Este conceito por si só leva a um processo de melhoria contínua, pois exige da administração o desenvolvimento de políticas, padronização de processos e elementos que tornam a empresa competitiva. É por isso que o princípio base para evitar enormes armazéns de estoques de peças defeituosas, poupando espaço e, ao mesmo tempo, todo um conjunto de recursos que têm que ser disponibilizados para manter esses armazéns. Desta forma, o Just in Time tornou-se muito mais que uma técnica de gestão da produção, sendo considerado como uma completa filosofia a qual inclui aspectos de