sistema just in time
A integração e otimização seria reduzir e liminar funções desnecessárias como retrabalho, estoque de matéria prima ou seja redução do espaço fisíco. E também a redução dos processos de produção, que estão diretamente ligadas na redução do tempo do setup.
Melhoria contínua, o nome já diz melhoras dos processos e a qualificação das pessoas, dentro da empresa, dando oportunidade para os colaboradores mostrar seus potenciais, o aumento de responsabilidades dos empregados sobre a produção. Fortalecendo o alicerce da empresa com confiança e honestidade dentre os colabores.
O JIT visa buscar e entender as necessidades dos clientes, preocupando sempre em atender os requisitos qualidade, prazo e custos. Os fornecedores e distribuidores devem estar dispostos e comprometidos com o que lhe foram acordados, isso influenciará diretamente ao consumidor final.
Suas vantagens são extensas, pois cria uma melhor comunicação entre todas as partes interessadas, treina e incentiva os funcionários a tomarem decisões necessárias, dando o valor esperado pelos colaboradores. Além da redução do número de reclamações feitas pelos trabalhadores, desaparecimento de cargos de especialização, além da redução de custo, rapidez e eficácia na entrega entre outros.
Desvantagens são o corte excessivo de mão de obra da própria produção, corte drástico na mão – obra indireta, o entendimento dos administradores de que o JIT tende a transferir o poder de gerenciamento para trabalhadores. A aplicação do JIT deverá ser feita de uma maneira mais abrangente possível, todos os funcionários e colaborares devem estar empenhados, é de extrema importância a preparação do ambiente de trabalho, a adequação das rotinas. Todas essas mudanças trazem consideravelmente uma mudança