Sistema Hidrico de irrigação
Irrigação é um método artificial de aplicação de água na agricultura, seu objetivo é controlar a água para as plantas em quantidade suficiente e no momento certo, dessa forma assegura a produtividade e a sobrevivência de plantação. Existem algumas formas de Irrigação: Total, Suplementar, com Déficit hídrico e de Salvação.
-Irrigação total: toda água é aplicada, principalmente em regiões áridas ou onde a chuva é insuficiente.
-Irrigação suplementar: além da água da chuva é necessário abastecer a plantação em caso de demanda.
-Irrigação com déficit: utilizada durante todo o ciclo da cultura ou somente em fases não críticas ao déficit da água. Pode ser praticada com a irrigação total ou suplementar.
-Irrigação de salvação: irriga-se num período curto ou em um estágio do cultivo. Como exemplos desse método têm a cana-de-açúcar (aplica-se via irrigação, á água de lavagem da cana).
MÉTODOS E SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO
Método é a forma pela qual a água pode ser aplicada às culturas. Cada método tem um ou mais sistemas associados, pelo que a escolha do mais adequado depende de diversos fatores:
-A topografia (declividade do terreno),
-O tipo de solo (taxa de infiltração),
-A cultura (sensibilidade da cultura ao molhamento)
-O clima (frequência e quantidade de precipitações, temperatura e efeitos do vento), além disso, a vazão e o volume total de água disponível durante o ciclo da cultura devem ser analisados.
-À percentagem de água de fato absorvida pela planta.
OS PRINCIPAIS MÉTODOS
-Escorrimento, também chamado de gravidade: a partir de regos ou canais, onde a água desliza, sendo o seu excesso recolhido por uma vala coletora.
-Submersão: utilizado em terrenos planos
-Infiltração: utilizando sulcos abertos entre fileiras de plantas
-Aspersão: á agua cai no terreno de forma semeljante à chuva (distribuida de forma uniforme)
-Pivot: tomada central de água giratória com aspersores ou microjactos.
-Gota-a-gota: a água