Sistema flexivel de manufatura
Flexible Manufacturing Systems (FMS)
Os Sistemas Flexíveis de Produção integram muitos dos conceitos e tecnologias mais recentes, nomeadamente:
– – – – – – Produção Flexível Tecnologia de Grupos Máquinas Ferramentas CNC Sistemas autómaticos de manuseamento de materiais Máquinas controladas por Computador (DNC) Aramzéns automáticos (AS/RS) Consiste de um grupo de estações de processamento (predominantemente máquinas ferramentas CNC) interconetadas por sistemas de automáticos de manuseamento e armazenamento e controladas por um sistema computacional integrado. O que dá o nome de FMS a estes equipamentos é a capacidade de processamento de uma variedade de diferentes peças simultaneamente debaixo do controlo de programas de comando númerico nas várias estações de trabalho.
1 João Bastos
O que é um Sistema Flexivel de Produção?
-
Produção Integrada por Computador – Flexible Manufacturing Systems Componentes dos Flexible Manufacturing Systems (FMS) • Os componentes básicos das FMS são:
– Estações de processamento – normalmente trata-se de máquinas ferramentas CNC que executam operações de maquinagem em famílias de componentes. No entanto também é possível encontrar FMS com estações de inspecção, sistemas automatizados de montagem, prensas de chapa, etc. – Sistemas de manuseamento e armazenamento de materiais – Vários tipos de equipamento de transporte e armazenamento automático são usados para o transporte entre as estações de processamento. – Sistemas de Controlo Computacional – estes sistemas são usados para a coordenação das actividades das estações de processamento e os sistemas AS/RS. Estes sistemas computacionais muitas vezes são implementados atraves de autômatos. – Mão de Obra – os humanos são necessários para a gestão das operações nas FMS. Funções tipicamente desempenhadas por pessoas incluem o abastecimento da célua com peças de matéria-prima e o descarregamento dos componentes