Sistema flexivel de manufatura
Sistemas Flexíveis
Integrantes do Grupo:
Caio Farrapo Barros Leite RA: 00063710
Isaques Moraes RA: 00060549
Marco Aurélio RA: 10062031
Rafael de Oliveira RA: 00053845
Vinicius Otávio RA: 00044822
Lucas Rodrigues RA: 00061578
Introdução aos Sistemas Flexíveis de Produção
Primeiro de tudo para falarmos de sistemas flexíveis é necessário, falar a respeito de sistemas, afinal, o que é um sistema de produção? Considerando varias descriminações podemos dizer que um sistema é o conjunto de partes inter – relacionadas denominadas de subsistemas para a consecução de um objetivo, na maioria das vezes para transformar (inputs) e (output) saídas. Ou seja os componentes básicos desse sistema de produção são:
Entrada -------------- Produção ----------------------- Saída.
*Sem esquecer é claro do tal chamado Feedback (processo de retrocesso de informações que melhoram o desempenho do sistema). Então porque uma empresa pode ser considerada um sistema? A resposta acaba se tornando fácil, observe esses subsistemas que podem estar todos presentes numa empresa: Compras, Produção, RH ,Manutenção, Pcp, Marketing.
Sistemas flexíveis de manufatura
A palavra “sistema” significa um conjunto de elementos interligados, destinados, a uma determinada função. No nosso caso, essa função é a produção de bens. Costuma-se utilizar a palavra “manufatura” para significar produção, embora em seu sentido original – “fazer à mão” – a palavra não represente a realidade atual, em que cada vez mais as máquinas substituem a habilidade manual do artesão.