Sistema financeiro
O presente trabalho refere-se a uma abordagem sobre o Sistema Financeiro Nacional, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos teóricos e compartilhá-los com os demais colegas de turma.
Contém neste trabalho um breve histórico sobre o surgimento da primeira instituição financeira no Brasil e suas características iniciais, pois a formação do sistema financeiro teve seu início com a vinda da Família Real portuguesa, em 1808, quando foi criado o Banco do Brasil. Com o tempo, novas instituições foram surgindo, como a Inspetoria Geral dos Bancos (1920), a Câmara de Compensação do Rio de Janeiro (1921) e de São Paulo (1932), dentre outros bancos e instituições privadas e as Caixas Econômicas fortalecendo o Sistema.
O trabalho enfoca o conceito, função, estrutura e composição do mercado do Sistema Financeiro Nacional, bem como seus intermediários financeiros.
Por fim, foram feitas algumas considerações finais, entre elas, sobre o desenvolvimento do mercado financeiro nos dias de hoje.
Vale ressaltar que, para desenvolvimento deste, procurou-se primar por uma linguagem clara e objetiva, com vistas ao melhor entendimento de todos que o lerem.
2 SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL – Breve Histórico
2.1 Alvará de 12 de outubro de 1808 - cria um Banco Nacional nesta Capital
“Eu, Príncipe Regente, faço saber aos que este meu Alvará com força de lei virem, que, atendendo a não permitirem as atuais circunstâncias do Estado que o meu Real Erário possa realizar os fundos de que depende a manutenção da Monarquia e o bem comum dos meus fiéis vassalos, sem as delongas que as diferentes partes, em que se acham, fazem necessárias para a sua efetiva entrada; e que os bilhetes dos direitos das Alfândegas tendo certos prazos nos seus pagamentos, ainda que sejam de um crédito estabelecido, não são próprios para o pagamento de soldos, ordenados, juros e pensões, que constituem os alimentos do corpo político do Estado, os quais devem ser pagos nos seus vencimentos em moeda