1 Introdução
As empresas que adotaram por premissa a especialização e foco na logística de distribuição trazem, a necessidade da superação dos desafios do imprevisto e do inesperado, quando relacionados aos processos que foram planejados. Neste cenário de incertezas, a única rotina que prevalece é a versatilidade e a flexibilidade. Esses requisitos são a chave da sustentabilidade e da competitividade, frente a um mercado globalizado, migrando cada vez mais para o domínio de grandes empresas do ramo de transportes. Sob a ótica de mercado, a localização e o dimensionamento da infra-estrutura de suporte da rede logística, são dois fatores críticos do planejamento, uma vez que, além de criar barreiras à entrada de competidores e de gerar demanda, também afetam as dimensões estratégicas.
Este trabalho apresenta de forma sintética, os benefícios de uma logística bem aplicada, assim como, o conceito, objetivo e as funções dos canais de distribuição e as atividades de um centro de distribuição (CD), tendo como foco as operações de distribuição dentro da cidade de São Paulo.
Neste contexto, o trabalho aborda as dificuldades e problemas que as empresas de transportes enfrentam no dia a dia de suas atividades, buscando nos conceitos da logística as facilidades ou soluções que possam minimizar, os impactos das operações de distribuição na cadeia de abastecimento, sobretudo em um cenário caracterizado de restrições na circulação de veículos.
1.1 PROBLEMATIZAÇÃO
Os problemas apresentados neste trabalho referem-se, às dificuldades que muitas empresas enfrentam na distribuição de seus produtos, onde para que o produto seja entregue de forma eficiente e dentro do que rege os fundamentos da logística de distribuição, grandes desafios devem ser superados pelos embarcadores, operadores e clientes, hora com soluções paliativas e hora com soluções definitivas.
O objetivo das ações e medidas tomadas nestes processos, visam minimizar o impacto nos custos e