1 INTRODUÇÃO
A pipeta é um instrumento volumétrico utilizado na medição de líquidos em grande precisão. A pipeta é definida como “tubo de vidro (graduado ou não), com dilatação ou câmara de ar, utilizado no transporte e dosagem de drogas nas análises e experiências de laboratório” (BUENO, 2007). Existem duas espécies de pipetas, tais como:
Pipeta volumétrica ou de transferência, desenvolvida para o transporte de um volume fixo.
Pipeta graduadas ou cilíndricas, utilizado no escoamento de quantidade de volumes variáveis.
2 OBJETIVO
Introduzir os primeiros procedimentos do uso da pipeta.
3 MATERIAIS E METÓDOS
Água destilada
Pipeta graduada de vidro
Detergente neutro
Esponja
Ácido clorídrico
Becker pequeno
Pera de sucção
Água comum
Folhas de papel toalha
4 PROCEDIMENTOS
Primeiramente realizou-se o processo de higienização da pipeta, deslocou-se a pia com o instrumento realizando a limpeza de forma adequada, primeiro aplicou
4
uma gota detergente neutro no interior do objeto e esfregando repentinamente usando a esponja, depois realizou o enxágue por completo na pipeta três vezes até a eliminação completa dos resíduos, logo após inseriu uma gota de ácido clorídrico e novamente o enxágue em água abundante. Ao término pôs-se a pipeta para secar em duas folhas de papel toalha em cima da bancada de trabalho.
Depois do período de secagem, inseriu a pera de sucção na pipeta graduada, encheu o Becker pequeno de água comum e realizou processo de sucção e ejeção do líquido na pipeta até adquirir um ótimo manejo do instrumento. Em desfrecho da atividade, propôs encher a pipeta até obter a medida de 10ml, sendo que o usuário deveria está na forma ereta e analisar se o líquido atingiu em exatidão a medida, que seria examinada pelo orientador. Ao término, fez a reposição correta da pipeta ao escorredor na bancada.
5 CONCLUSÃO
Após os procedimentos citados, viu que houve o alcance do conhecimento adequado de como introduzir os primeiros procedimentos ao uso da