Resumo e Exercícios Efeitos Poluentes ao Meio Ambiente Kennedy
Conforme ciclo da água (H2O) e do gás carbônico (CO2), a natureza foi criada para a manutenção da vida dos animais e dos vegetais. Mas, com a explosão demográfica, com o avanço tecnológico e com o desenvolvimento industrial acelerado, contamos atualmente, com três efeitos poluentes ao meio ambiente: Efeito Estufa, Destruição da Camada de Ozônio (O3) e Chuvas Ácidas.
EFEITO ESTUFA: causado por acúmulo de gás carbônico (CO2) na atmosfera.
Para se ter o aquecimento normal da terra, é necessário a presença, de uma quantidade razoável, de gás carbônico (CO2) e vapor d’água (nuvem) na natureza, para reter o calor. A luz solar atravessa a atmosfera e atinge a superfície terrestre. Esta absorve uma parte do calor e reflete o restante em forma de radiação infravermelha. Mas, com o excesso de CO2, esses gases formam uma barreira para a reflexão da luz infravermelha. Bloqueada, ela se espalha e aquece o meio ambiente, criando o “Efeito Estufa”.
Gases envolvidos: CO2 , CH4
Fontes de CO2: queimadas de florestas; descargas de aviões, de automóveis; queima de combustíveis por motores de automóveis, queima de gás em fogão desmatamento ( impede a realização da fotossíntese).
Fontes de CH4: flatulência (ou flatos) dos ovinos e bovinos, gás de pântanos, gás de lixões, erupções vulcânicas, decomposição de matéria orgânica.
Conseqüências:
Aumento da temperatura média global da terra (o que aumenta a exposição aos organismos patogênicos e prolonga o tempo de vida das bactérias).
Alteração no regime das chuvas
Tempestades e furacões mais freqüentes e mais violentos
Derretimento de parte das calotas polares (porque as massas de ar quente deslocam para as geleiras), aumentando em proporções aceleradas o nível médio dos oceanos, inundando as regiões litorâneas.
Alteração na agricultura (proliferação de pragas e insetos).
Protocolo de Kyoto: tratado internacional com compromissos muito rígidos para redução dos gases que provocam o efeito estufa. Ações