Efeitos Poluentes ao Meio Ambiente teoria oficial 2
POLUIÇÃO
Abordaremos a poluição, como forma de conscientização do efeito que ela fornece ao nosso planeta; como representa a deterioração das condições físicas, químicas e biológicas de um ecossistema, afetando negativamente a vida humana e as espécies animais e vegetais.
A vida do planeta depende do ecossistema, que é a inter-relação da atividade clorofiliana, produzindo o oxigênio necessário à vida; da ação dos animais, vegetais e microorganismos, garantindo a pureza das águas nos rios, lagos e mares e dos processos biológicos que ocorrem no solo, possibilitando as colheitas.
Atualmente, o ecossistema tem sido afetado pela poluição, que modifica o meio ambiente, ou seja, o sistema de relações onde a existência de uma espécie depende do mecanismo de equilíbrio entre processos naturais destruidores e regeneradores.
Em geral, a poluição e seu controle são tratados em três categorias: poluição da água, poluição do ar e poluição do solo.
Poluição da água:
A água estará poluída, quando ela não for adequada ao consumo humano, onde as impurezas nela contidas tornam nocivas ao seu uso; quando os animais aquáticos não conseguem nela viver ou quando não pode ser usada em nenhuma aplicação industrial. O destino final de todo poluente solúvel lançado no ar ou no solo são os rios, os mares, os lagos e os lençóis subterrâneos. O poluente orgânico mais comum da água doce e das águas costeiras são os esgotos domésticos, quando em alta concentração. A matéria orgânica transportada pelos esgotos faz proliferar os microorganismos, entre os quais bactérias e protozoários, que utilizam o oxigênio existente na água para oxidar seu alimento, e em alguns casos o reduzem a zero.
Poluição do ar :
Esta poluição tornou-se mais grave na era industrial, com a presença de substâncias estranhas na atmosfera, provocando formação de partículas sólidas de poeira e de fumaça, que podem provocar efeitos prejudiciais ou criar doenças. Essas substâncias poluentes podem