Administração
ETAPA 3
Passo 3
Leia:
a) Capítulo seis, “Definição de critérios de avaliação de ativo”;
b) Capítulo sete, “Definição de critérios de avaliação de passivo e patrimônio líquido”;
c) Aponte nos textos indicados apenas os conceitos de ativo, passivo e patrimônio líquido.
Ativo trata-se da essência contábil. É o conjunto de bens e direito á disposição da administração.
Podemos transformar os ativos em dinheiro, por exemplo: comprando obras de arte e jóias, futuramente pode-se converte-los em dinheiro.
Ativo pode ser definido como algo que possui um potencial de serviço, em seu bojo, para a entidade, capaz-direta ou indiretamente, ou no futuro- de gerar fluxos de caixa.
Os ativos são avaliados por algum por algum tipo de valor de custo ( de entrada) e de certa forma, os passivos também são avaliados da mesma maneira, pois se terá de sacrificar ativos para paga-los.
Entendemos que no custo histórico, podemos ver o quanto custou á empresa adquirir um determinado ativo ou quanto custaram os insumos no ativo, se foram fabricados. Esse custo representa o valor mais próximo do valor econômico na data de transação; facilita o trabalho dos auditores e representa sacrifício financeiro pela sua aquisição.
Custo de reposição pode ter varias conceituações, dependendo da data na qual pensamos em fazer a reposição de um ativo por outro em estado novo.
Valor justo é a definição dada para avaliação do ativo e passivo, podendo ser comprado e vendido em uma transação corrente.
Ativo tangível são bens físicos e materiais, em que se pode tocar, aquilo que os olhos enxergam como carro, prédio, maquinas... já o ativo intangível não pode tocar.
CIRCULANTE
NÃO CIRCULANTE
Passivo (exigibilidades) são obrigações, onde podem ser legalmente executáveis como conseqüência de um contrato restritivo ( obrigatório). Ex: valores a pagar correspondentes a bens e serviçoes