Sistema Financeiro Nacional
DHEIMISON DE SOUSA LUZ
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Análise de Crédito, Sistema Financeiro e Tipos de Sociedades
Fortaleza - CE
2014
DHEIMISON DE SOUSA LUZ
ANÁLISE DE CRÉDITO, SISTEMA FINANCEIRO E TIPOS DE SOCIEDADE
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Administração Financeira e Orçamentária como parte da avaliação referente a NP1.
Professora: Alexsandra Gil
Fortaleza – CE
2014
Análise de Crédito
Para conseguir recursos para o fim desejado não é levado somente em consideração o valor requerido, mas também o próposito daquele valor, se há condições do requerente de quitar sua dívida, como estão as previsões para àquele mercado, entre outras. Por isso, as operadoras de crédito fixam procedimentos, normas, critérios para a liberação de crédito, pois como seu objetivo principal é ganhar dinheiro elas não vão fazê-lo de qualquer maneira.
Todas as informações fornecidadas e coletadas pela instituição de crédito é analisada e são tidas como a matéria-prima do desenvolvimento da análise de crédito. Existe uma dificuldade nessa análise, pois nem sempre as informações são claras e precisas, por exemplo a localização de um bairro para se iniciar um negócio, pois por mais promissor que seja a ideia, não se terá uma certeza em relação àquilo devido a cultura e costumes de cada lugar.
Uma dos pontos mais importantes em uma análise de crédito, por incrível que pareça, não é o valor requerido ou no próposito que ele será investido, mas sim em todos os riscos impostos naquela operação. Isso não fica exclusivo a análise da renda do requerente, se ela cobre ou não o valor, mas se ele possui outras dívidas, analisam créditos anteriores para verificarem sua pontualidade e se realmente quitam suas dívidas, entre outros. Daí a decisão de liberar ou não o crédito vai além das informações fornecidas pelo