resumo de gestão doagonegocio

336 palavras 2 páginas
3. Desenvolvimento do mercado nacional de produtos orgânicos: fatores condicionantes
A produção orgânica esta relacionado a vários fatores condicionantes um deles e o plano de fundo que pode favorecer ou qualificar o desenvolvimento da cadeia produtiva.
3.1 Ambientes institucionais da agricultura orgânica.
Este ambiente refere-se a regras formais, informais e direitos de propriedade. A regra formal ocorre principalmente pela atuação do mercado. ZYLBERSTANJ ressalta o papel institucionais e das organizações como parte do funcionamento de setores agroindustriais influenciando assim as relações ocorridas entre , agropecuária indústria de transformação e distribuição , a dinâmica de mudança técnica e organização nesses diferentes segmentos.
3.1.1regulamentação nacional.
Sistemas orgânicos de produção agropecuária e institucional, são aquelas tecnologias que otimizam o uso de recursos naturais e socioeconômico . Ouve um aumento da demanda por produtos oriundos chamado de agricultura orgânica. Com o aumento das normas reguladoras levou a iniciativa privada com a criação de celos de certificação e distribuição para que o produto possa ser considerado orgânico. Com essa demanda o governo se setiu pressionado a gastar fortuna com o CNPO para criar normas para a agricultura orgânica no plano nacional .
3.1.2politicas publicas.
No Brasil não há politicas publicas voltadas ao desenvolvimento da agricultura orgânica, o que há são iniciativas pontuais traduzidas em sua maior parte, em programas de âmbito estadual ou municipal. São considerados três períodos distintos no desenvolvimento do mercado de orgânicos.
1º Pressão da oferta.
2º Pressão da demanda
3ºpressão ao desenvolvimento de politicas publicas .
Atualmente a Austrália apresenta a maior produção de orgânicos , alcançando cerca de 10% de propriedades expandindo assim fortemente o mercado
3.1.2.1 Financiamento de produção. Hoje no brasil a varias formas de financiamento tendo como

Relacionados